Atualizado 12/11/2018

SENAR/SC promove 335 cursos gratuitos em novembro

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), promove mensalmente cursos gratuitos aos produtores e trabalhadores rurais catarinenses. O objetivo, segundo o superintendente do Senar/SC Gilmar Antônio Zanluchi, é realizar a educação profissional contribuindo para um cenário de crescente desenvolvimento da produção sustentável, da competitividade e de avanços sociais no campo.

 

Os treinamentos abrangem diferentes cadeias produtivas em todo o território de Santa Catarina. No mês de novembro serão 335 cursos que beneficiarão aproximadamente 5.400 profissionais do meio rural. Para participar os produtores devem procurar o Sindicato Rural de seu município e informar o curso de interesse. As capacitações estão disponíveis no site do SENAR/SC (www.senar.com.br) com especificação de carga horária, local e data de realização.

 

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, salienta que o Senar/SC atua com o objetivo de organizar, administrar e executar o ensino da formação profissional rural e da promoção social dos produtores e trabalhadores rurais e seus familiares. “Acreditamos que a educação é transformadora e o acesso a qualificações profissionaliza a atuação do dia a dia nas propriedades refletindo, assim, em melhoria e aumento da produção, crescimento na rentabilidade e, consequentemente, melhor qualidade de vida”.

 

No Norte do Estado no período de 05 a 23 o município de Itapoá terá o curso de pescador profissional nível 1. O município de Barra Velha receberá nos dias 21 e 22 a capacitação em culinária de peixes e frutos do mar. No período de 26 a 29 o município de Campo Alegre terá o treinamento em inseminação artificial em bovinos. A qualificação em turismo rural – produtos artesanais como recursos turísticos será promovida também em Campo Alegre nos dias 28 e 29.

 

Para a região do Vale do Itajaí o treinamento em emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural será ofertado aos produtores rurais de Ituporanga neste dia 12. Em Balneário Camboriú acontecerá no período de 12 a 14 a capacitação de artesanato em couro. Nos dias 21 e 22 o curso em conservas de frutas, hortaliças e temperos será realizado em Jaraguá do Sul.

 

Entre as capacitações previstas para a região do litoral sul ocorre nos dias 12 e 13 em Palhoça a qualificação em turismo rural – utilização dos recursos naturais. O curso de artesanato de costura em tecidos será promovido em Imaruí no período de 13 a 20. Em Paulo Lopes será realizada nos dias 20 e 21 a capacitação em inclusão digital rural – inclusão à informática.

 

Para a Serra Catarinense está programado o treinamento em controle agroecológico de pragas e doenças e será desenvolvido nos dias 13 e 14 em Otacílio Costa. Nos dias 20 e 21 o município de Curitibanos terá a qualificação em aumento da produtividade do mel. O curso de produção e manejo de ovinos será ofertado nos dias 21 e 22 em Correia Pinto. No período de 21 a 23 o município de Palmeira receberá a capacitação em bordado com patchcolagem.

 

Na região do Meio Oeste haverá curso de operação e manutenção de tratores e implementos agrícolas e será ofertado em Salto Veloso no período de 26 a 28.

 

Entre os treinamentos da região Oeste está programado treinamento em organização da propriedade rural – programa 5S e será promovido em Chapecó nos dias 21 e 22.

 

Para o Extremo Oeste está previsto para este dia 12 no município de São Bernardino o treinamento em prevenção de doenças crônicas. Os municípios de São Miguel do Oeste e Águas Frias receberão, respectivamente, as capacitações em boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias e derivados do leite. Nos dias 13 e 14 ocorre em São José do Cedro o curso de tratamento de madeira. A qualificação em controle de qualidade no transporte do leite será promovida no dia 14 em Maravilha.

Fonte: Fecoagro
© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções