Atualizado 9 horas atrás

Assim como Gaga, outros astros da música já levaram o Oscar

A cantora Lady Gaga se tornou na madrugada desta segunda (25) mais uma estrela da música a levar o Oscar para casa. Pode parecer redundância que um grande nome da indústria musical seja premiado com a estatueta na categoria “Melhor Canção Original”

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A cantora Lady Gaga se tornou na madrugada desta segunda (25) mais uma estrela da música a levar o Oscar para casa. Pode parecer redundância que um grande nome da indústria musical seja premiado com a estatueta na categoria “Melhor Canção Original”, mas não é. Ao longo da história da maior premiação do cinema, várias canções vencedoras foram interpretadas por atores, cantores desconhecidos contratados pelos estúdios ou ainda intérpretes e bandas que só ganharam reconhecimento após o prêmio. Além disso, quem fica com a estatueta é o compositor da música. E nem sempre o intérprete é o autor da mesma.

 

É o que acontece, por exemplo, com o ator Bradley Cooper, que faz dueto com Gaga na canção premiada “Shallow”. Ele não ganhou o Oscar, uma vez que os autores do hit são a própria Gaga e os compositores Mark Ronson, Anthony Rossomando e Andrew Wyatt. Talvez o primeiro caso famoso de uma canção ganhadora, cujo Oscar não foi dado à sua popular intérprete, tenha sido a premiação de “Over The Rainbow”, do clássico “O Mágico de Oz”. A música era cantada pela estrela do filme, Judy Garland, mas os autores eram Harold Arlen e E.Y. Harburg.

 

Muitas décadas depois, Madonna e Celine Dion foram as intérpretes, sem levar a estatueta, de duas canções vencedoras. A primeira com “Sooner Or Later (I Always Get My Man)”, do filme Dick Tracy, e “You Must Love Me”, do filme Evita; a segunda, com o tema de “A Bela e a Fera” e “My Heart Will Go On”, de Titanic. Outros intérpretes famosos de canções ganhadoras foram Nat King Cole, B.J. Thomaz, Donna Summer e Whitney Houston.

 

Nos últimos anos, no entanto, aumentou bastante o número de intérpretes das canções premiadas que escreveram ou co-escreveram os temas. Em 2016, por exemplo, Sam Smith ganhou com “Writing’s on the Wall”, tema do último filme da franquia 007. No ano anterior, John Legend havia vencido com “Glory”, pelo filme “Selma”. E Adele ganhou em 2013 com o hit “Skyfall”, em outro filme com o icônico personagem James Bond.

 

Vale lembrar ainda que algumas das canções mais populares que levaram a estatueta foram cantadas e compostas por verdadeiras lendas da música. Incluindo a cantora Barbra Streisand, na versão anterior de “Nasce uma Estrela” (com “Evergreen”). Stevie Wonder (“I Just Called to Say I Love You”), Lionel Richie (“Say You Say Me”), Bruce Sprigsteen (“Streets of Philadelphia”), Elton John (“Can You Feel the Love Tonight”), Phil Collins (“You’ll Be in My Heart”) e Bob Dylan (“Things Have Changed”) também estão entre elas. Outros vencedores ilustres são Mariah Carey, Eminem, Annie Lennox, Jorge Drexler e Melissa Etheridge. E alguns dos indicados mais famosos que não levaram o prêmio foram Justin Timberlake, Pharrel Willians, Dolly Parton, Peter Gabriel, Sting, Elvis Costello, Paul Simon, Paul McCartney, Jon Bon Jovi e Kenny Loggins.

© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções